Estimados sócios e amigos. 

Na qualidade de fundador e presidente do Mensageiro da Poesia - Associação Cultural Poética, cabe-me a mim, com um certo orgulho falar do percurso desta Instituição.

Surgimos em 1998 com o intuito de desenvolver no concelho do Seixal e de norte a sul de Portugal, o gosto pela cultura e pela concepção criativa de escritas diversas, com especial incidência na Poesia.

Para reforçar este propósito, a Associação elaborou o Boletim, um espaço criativo e aberto  à  publicação dos escritos dos Sócios com as quotas em dia, visando uma maior interacção Cultural-Poética.

Temos vindo a desenvolver diversos eventos no concelho do Seixal, com o intuito de promover a cultura e os trabalhos de quem gosta de escrever. Estas pessoas, provávelmente, se não fosse a nossa Associação, teriam escassas probabilidades de divulgação. 

 O que temos vindo a fazer:

Antologias Poéticas,  concursos de poesia,  exposições de poesia ilustrada,  livros digitais da Ciranda Poética,  Livros Digitais com trabalhos poéticos de alguns associados, festas de convívio entre associados e amigos, várias participações nas festas anuais da Cidade de Amora, nas da freguesia de  Arrentela e na Feira do Livro no Fogueteiro.

Promovemos Tertúlias de Fado e de Poesia declamada, para além de termos organizado um espectáculo de solidariedade a favor da Associação de Deficientes Autistas..

Temos sido divulgados em várias rádios regionais e nacionais, bem como em jornais e revistas.

Salientamos que criámos uma Home Page na internet,  temos ainda vídeos registados na You'Iube e dois hinos em estojo dedicados ao Mensageiro da Poesia, dos autores João da Palma e Susete Duarte.

Não poderíamos deixar de mencionar que ao longo deste percurso, o Mensageiro da Poesia  ultrapassaou  fronteiras, e enraizou-se em diversos países da Europa, Brasil e Canadá através das comunidades emigrantes residentes, nomeadamente detendo parcerias com algumas academias e associações no Brasil.

Apesar de tudo, continuamos a enfrentar inúmeras dificuldades de carácter financeiro, mas a nossa garra e determinação não nos deixa desistir por isso, vamos continuar a nossa missão, vamos continuar a desenvolver mais projectos culturais. Para isso contamos com o apoio de todos não excluindo a Câmara Municipal do Seixal, bem como todas as autarquias do concelho.Todos juntos conseguiremos  apoios que nos permitam continuar a alargar os nossos horizontes prestigiando e apoiando a cultura poética regional e nacional, levando-a aos quatro cantos do mundo, dando  a conhecer o valor cultural e artístico dos seus associados e um pouco do nosso Portugal.

Nota: Um grande reconhecimento vai para a Junta de Freguesia de Amora, na pessoa da sua então presidente, Odete Gonçalves que em Abril de 2011 nos atribuiu um local sede. Foi mais um  passo, mas queremos dar o melhor a quem nos visita. Nesse sentido fizémos já alguns melhoramentos que contamos continuar. A próxima etapa é requalificar o chão que está muito degradado.

Como Presidente desta Associação quero deixar uma palavra de profundo reconhecimento e apreço a todos quantos têm contribuído para o sucesso do Mensageiro da Poesia.

Agradeço e endereço um grande bem-haja  a todos!

Luís Fernandes